Em qualquer ocasião do nosso dia a dia comunicamos... essa comunicação não é exclusivamente verbal, sendo muitas vezes não verbal.
As mensagens não verbais são “mensagens silenciosas” que se resumem em aspectos como os gestos, expressão facial, contacto visual, modo de vestir, distância física entre interlocutores, tom de voz.
Segundo Keenan (2000), as mensagens não verbais pesam cerca de 90% na impressão que se dá aos outros. As mesmas têm como função:
• Transmitir indícios acerca do comunicador, da sua identidade, emoções, atitudes e posição social;
• Contribuir para que o emissor e receptor troquem sinais acerca das suas emoções, pensamentos e pontos de vista;
• Utilizadas para gerir impressões.
O uso adequado das mensagens não verbais pode ser um factor precioso ao serviço da eficácia comunicacional. Contudo, são o elemento que mais contribui para a complexidade comunicacional, devido ao facto de não terem um significado único, o que pode levar a grandes equívocos ou mal entendidos.
Esta complexidade é reforçada pela especificidade dos contextos:
• Racial;
• Sexual;
• Étnico;
• Socioeconómico;
• Profissional;
• Ocupacional;
• Religioso.
Quando aprendemos uma profissão que trabalha directamente com o pública é de extrema importância a sua aprendizagem e melhoramento...
Susana Santos
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